Como a atividade física pode ajudar na prevenção ao câncer


 

A atividade física traz diversos benefícios à saúde humana. Já sabemos disso há bastante tempo, mas foi só no início do século 20 que iniciaram os primeiros estudos relacionando o movimento do organismo ao contexto da prevenção e até do tratamento de tumores cancerígenos. 



Inspirados nas campanhas do Outubro Rosa (contra o câncer de mama) e do Novembro Azul (contra o câncer de próstata), resolvemos elaborar este conteúdo informativo. Confira como a atividade física regular pode contribuir para a manutenção de um corpo mais saudável.

 

Atividade física: prevenção e tratamento do câncer

Evidências científicas apontam que a atividade física regular protege contra o aparecimento do câncer, atenua os sintomas e aumenta a qualidade de vida de pessoas em tratamento. Quanto mais o corpo se movimenta, mais protegido está contra o câncer. 


Entre os benefícios observados da atividade física no contexto do câncer, podemos destacar:

- Mantém o equilíbrio dos níveis hormonais.

- Reduz o tempo de trânsito gastrointestinal.

- Fortalece as defesas naturais do corpo.

- Auxilia no controle do peso corporal adequado.


 Tempo e intensidade da atividade física

Grande parte das pesquisas recomenda, no mínimo, 30 minutos de atividade física moderada por dia. Contudo, novos trabalhos já demonstram que tempos menores também refletem positivamente na saúde do nosso organismo. 

Embora importante levar em conta a duração e a intensidade, esses não são os únicos nem os principais aspectos associados à rotina dos exercícios físicos. Lembre-se sempre: é melhor praticar alguma atividade no tempo e com a intensidade possíveis naquele momento do que criar novas desculpas.


Como transformar a atividade física em hábito saudável

Nosso cérebro reage mal a situações de desconforto ou dor física. Contudo, após mais ou menos 20 minutos em movimento, já percebemos os primeiros efeitos da dopamina, um dos neurotransmissores causadores da sensação de bem-estar e de prazer. 

Para passar por essa barreira inicial de maneira mais tranquila, uma boa estratégia é apostar em atividades prazerosas, como caminhar pelo parque, andar de bicicleta, dançar ou nadar.


Você pode, ainda, limitar hábitos sedentários e promover pequenas alterações na sua rotina:

- Substituir o uso do elevador por escadas.

- Preferir o deslocamento a pé ou de bicicleta.

- Promover atividades físicas na companhia de amigos e familiares. 


Modalidades mais sistematizadas ou que necessitam a contratação não são as únicas alternativas. Além de academias e quadras poliesportivas, por exemplo, a movimentação com propósito pode sim acompanhar o seu cotidiano. Independentemente da modalidade escolhida, a Win está sempre pronta para transformar suas conquistas em decoração personalizada.

Como você pôde acompanhar no decorrer deste conteúdo, pequenos passos fazem sim toda a diferença. E você, vai começar quando? 


Se curtiu o conteúdo, comente e compartilhe com quem você sabe que também vai gostar.

Acompanhe nossas novidades lá nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aproveite as nossas dicas de presentes para o Dia dos Pais

Entenda mais sobre a maratona de Floripa

A importância da prática de esportes na prevenção do suicídio