A importância da prática de esportes na prevenção do suicídio



O setembro amarelo chegou, mês dedicado à luta de prevenção ao suicídio. De acordo com um estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros já pensaram em tirar a própria vida, sendo que 4,8% já planejaram a própria morte. Todos os dias, no Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida, são homens, mulheres, jovens, adolescentes, adultos… Muitas mortes que poderiam ter sido evitadas com uma campanha de informação e acolhimento do sofrimento.

A Win Porta Medalhas se orgulha em fazer parte dessa campanha e atuar tão ativamente num meio que traz vida a muitas pessoas. Na maioria dos casos, a indicação de uma atividade física ou a prática de esportes é uma boa forma de tratar doenças e transtornos que levam à depressão.

A atividade física regular contribui com a saúde mental de diversas formas, mas, principalmente, atuando na liberação de hormônios relacionados ao prazer, à felicidade e ao bem-estar, como a endorfina. Praticar um esporte e se exercitar regularmente diminui a carga de estresse e auxilia na autorregulação de humor.

Além disso, o sentimento de pertencimento a um grupo de pessoas, que gera uma conexão social, elimina a sensação de solidão e o isolamento que podem ser fatores que levam ao suicídio.

Melhorar o condicionamento físico e o desempenho atlético também gera confiança, o que aumenta a autoestima. Essas conquistas geram coragem para enfrentar problemas cotidianos e auxiliam a lidar de maneira mais eficaz com as adversidades.

Outra forma de prevenir transtornos que levam ao suicídio é a adaptação em uma rotina, onde o esporte faça parte das atividades diárias. A previsibilidade de acontecimentos combate a ansiedade e é extremamente benéfico para quem não lida bem com instabilidades.

O foco em um esporte pode também afastar pensamentos catastróficos e obsessivos, pois a concentração nas atividades físicas não deixa espaço para preocupações excessivas e idealização de cenários negativos.

No entanto, é importante observar que a prática de esportes não é uma solução única para a prevenção do suicídio. Apesar de ser 100% benéfica, é muito importante ter apoio familiar, tratamento terapêutico e, por vezes, farmacológico.

O caminho para a prevenção do suicídio começa com a conscientização pública e o apoio social. Pessoas que estão passando por dificuldades emocionais ou que apresentam sinais de risco de suicídio devem buscar ajuda profissional imediatamente.

A sua vida vale muito! Suas conquistas valem muito. Conte sempre com a Win Porta Medalhas!

Gostou do conteúdo?

Acompanhe nossas novidades lá nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aproveite as nossas dicas de presentes para o Dia dos Pais

Entenda mais sobre a maratona de Floripa